Sobre nós

Sobre nós


O Início

Foi no inicio de 1993 que um grupo de jovens de Santa Iria de Azóia (Loures), se juntou com o objectivo de concretizar um projecto há muito idealizado; desenvolver iniciativas, nomeadamente estabelecendo contactos com as várias entidades públicas e privadas da zona, de modo a tornar a frente ribeirinha da freguesia, um local de lazer e convívio, promovendo a criação de infra-estruturas que permitissem que a população em geral tivesse um ligação mais próxima e profícua com o seu rio, o Tejo.


O Grupo Recreativo Bairro da Belavista

Este grupo, com um número significativo dos seus membros associados a um Clube local vocacionado para actividades de desporto e recreio denominado Grupo Recreativo do Bairro da Belavista, tirou proveito destas circunstâncias e contactou a respectiva Direcção com o intuito de, no seio do Clube, criar uma secção orientada às actividades náuticas, em particular e ao Desporto-Aventura em geral, as actividades pioneiras foram no âmbito da Náutica, do Todo-o-terreno e das Caminhadas.


A Secção Desporto-Aventura (do Grupo Recreativo Bairro da Belavista)

A crescente actividade da Secção Desporto-Aventura foi gerando uma imagem de dinamismo no meio associativo da região, criando visibilidade e reconhecimento por parte da autarquia, a Câmara Municipal de Loures. Em 2000 a Secção viu surgir a oportunidade de mudança de instalações para um local mais adequado, através de protocolo estabelecido com a C. M. Loures, tendo-nos sido atribuído um espaço no magnífico Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, e que é a nossa morada até hoje. No âmbito das actividades realizadas pela Secção, destacam-se as duas notáveis mostras nacionais de desportos e actividades de aventura, denominadas “Parque Aventura” em 2003 e 2005, realizadas no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia. O sucesso destas duas iniciativas (sem quaisquer fins lucrativos) deram ainda mais visibilidade ao trabalho desenvolvido e como tal a Secção Desporto-Aventura viu o seu valor oficialmente reconhecido pela C. M. Loures através da atribuição da medalha de mérito desportivo em 2005. Mas obviamente que não quisemos ficar por aqui. Queríamos mais!


O Clube Belavista Aventura

A necessidade de maior agilidade/independência a nível administrativo, obrigou-nos a reflectir sobre a forma de continuarmos presentes no movimento associativo (regional) e simultaneamente procurar um estatuto que nos garantisse mais visibilidade/credibilidade no relacionamento com os nossos parceiros (quer a nível nacional quer internacional). Em 2008 decidimos converter o estatuto da nossa instituição, que passou de secção autónoma de um Clube para um Clube (com os seus próprios estatutos), sem fins lucrativos e reconhecido oficialmente “ Clube Belavista Aventura”.

Porque o Clube procurou sempre ao longo destes anos, alargar o leque/oferta de iniciativas, tal esforço permitiu acrescentar valor à nossa actividade disponibilizando actualmente programas no âmbito da Canoagem, Vela e Caminhadas Temáticas Histórico-Culturais em ambiente Rural ou Urbano. 

Fizemos a uma longa caminhada até ao presente, mas sempre com os ensinamentos do passado em mente, e com um olhar colocado no futuro.