O Cemitério Municipal de Loures está intrinsecamente ligado à história da cidade e das suas gentes. As visitas guiadas vem valorizar a sua dimensão histórica, bem como promover e proteger o seu património arquitetónico e cultural, e manter e transmitir o seu legado histórico.
O cemitério de Loures data do século XIX, mais concretamente do ano de 1890, e ocupa uma área total de cerca de um hectare. Predominam as campas rasas (perto de 2000), entre as quais cerca de 600 sepulturas perpétuas que revelam a arte do trabalho da pedra e do ferro e uma iconografia muito própria. As alamedas principais são ladeadas por 64 jazigos, entre eles o mausoléu da Junta Revolucionária de Loures. Destaque também para alguns talhões particulares: Combatentes, Bombeiros e Sttau Monteiro.
A partir de 1893, ano em que foi criado o primeiro regulamento dos cemitérios de Loures, foram erguidos berços, jazigos, campas forradas de azulejos, com poemas ou saudações. Muitos deles pertencem a personagens importantes para a relevância histórica de Loures.