Por Terras de Viriato

Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Viseu  Ocupada desde a época castreja, a história de Viseu está intimamente relacionada com a História de Portugal. Se a mítica figura de VIRIATO , o guerreiro que liderou as tribos lusitanas contra os romanos, deu à antiga cividade um papel de importância vital durante a romanização, também D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, estabeleceu uma estreita ligação entre com os primeiros anos da fundação da nacionalidade e esta nobre cidade da Beira Alta. Local de importância estratégica e comercial desde tempos ancestrais, muitos são os vestígios que a arqueologia, e por vezes o acaso, aqui vieram a revelar. Linhares, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, é um autêntico museu ao ar livre. Com um passado rico bem guardado até aos nossos dias, cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam histórias fantásticas, e revelam a importância que esta aldeia teve no passado.

Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, à altitude de 180 metros, esta vila de fundação medieval oferece ao visitante magníficas paisagens montanhosas, típicas da Beira, de ar puro, e águas frescas e puras, cultura, artes medievais e renascentistas.
Linhares orgulha-se do seu imponente e poderoso castelo de arquitetura essencialmente militar, mas também românico e gótico. O castelo ocupa um cabeço rodeado por penedos graníticos escarpados, com exceção da encosta onde se situa a povoação.

Melo foi uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Gouveia. Foi vila e sede de concelho, formado por uma freguesia, até ao início do século XIX. Incluía a paróquia de Nabainhos que lhe foi anexada em Dezembro de 1859[1] Tinha, em 1801, 672 habitantes.

Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Nabais, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Melo e Nabais.

Desta localidade é originário o escritor Vergílio Ferreira, que aí está sepultado.

Caramulo, vila que recebeu o nome da serra, é um local aprazível e ponto de maior desenvolvimento turístico do Concelho de Tondela. Aqui fica situado o Museu do Caramulo (Arte e Automóvel) e proporciona uma vista deslumbrante sobre o Vale de Besteiros, até à Serra da Estrela.

Junho 27 2020

Detalhes

Start: 27 Junho @ 7:00
End: 28 Junho @ 20:30
Evento Categories: , ,

Local

Parque Urbano de Santa Iria da Azóia

Parque Urbano de Santa Iria da Azóia Portugal

+ Mapa Google